Jonas e a tempestade em alto mar

0
280

No capítulo primeiro do Livro de Jonas, observamos que, ao fugir da presença do Senhor, Jonas entra em um navio e logo é surpreendido pela tempestade, enquanto dormia profundamente. Vejamos:

O Senhor, porém, fez vir sobre o mar um vento impetuoso e levantou no mar uma tempestade tão grande que a embarcação ameaçava espedaçar-se.

Aterrorizados, os marinheiros puseram-se a invocar cada qual o seu deus, e atiraram no mar a carga do navio para aliviarem-no. Entretanto, Jonas tinha descido ao porão do navio e, deitando-se ali, dormia profundamente. (Jon 1, 4-5)

Com isso, o Senhor nos ensina que há tempestades que vêm em decorrência das más escolhas que fazemos. Não há dúvidas que o sofrimento humano é inevitável, nós, em maior ou menor proporção, somos atingidos pela dor. Acontece que algumas delas são consequências da nossa decisão de entrar em um “navio” que não é da vontade de Deus. Observe bem a sua vida e as “tempestades” que atingiram e atingem a sua história e família, faça essa reflexão: eu estou em um “navio” que Deus não ordenou?

Quando a tempestade ocorre no momento em que você está exatamente onde Deus direcionou, ela é capaz de fortalecer a fé e torna-se ambiente para a manifestação do poder de Deus. Lembremo-nos o que ocorreu com os discípulos de Jesus, o Senhor havia dito: “vamos atravessar para a outra margem do lago”, então, entraram no barco onde estava Jesus, enquanto atravessavam, de repente, passaram por um grande temporal (Marc 4, 35-41), mas pelo fato de estarem no lugar certo, na barca com o Senhor, eles testemunharam o poder de Deus e viram a autoridade de Jesus sobre todas as coisas.

Por isso, se você se encontra em um lugar diferente daquele que é da vontade de Deus, é hora de seguir para o caminho certo. Estar na mesma barca de Jesus não é estar apartado do sofrimento, mas é, mesmo em meio a dor, experimentar a providência, o poder e o amor do Senhor.

Um outro detalhe importante: o versículo 5 (cinco) narra que Jonas estava dormindo profundamente. Em muitos momentos, estamos tão imersos naquela situação e naquele “navio” que o “sono”, a apatia e inércia não nos deixam enxergar que estamos aprisionados em razão das nossas más escolhas. O Senhor hoje está nos chamando a despertar de todo sono espiritual, abrir os olhos e reagir, levantar, ter a coragem de partir para “Nínive” e colocar em prática o que Deus nos chamou a fazer e ser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here