Mês da Bíblia: Jonas e o chamado do Senhor

0
233

No primeiro capítulo do livro de Jonas, nos versículos iniciais, observamos Deus chamando Jonas para a missão:

“A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amati, nestes termos: ‘Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e denuncia suas injustiças, que chegaram à minha presença’. Jonas pôs-se a caminho, mas na direção de Társis, para fugir do Senhor. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que partia para lá; pagou a passagem e embarcou, longe da presença do Senhor.” (Jon 1, 1-3)

Inicialmente, podemos perceber dois pontos importantes para a nossa reflexão. O primeiro deles é que Deus nos chama. Sim, você foi chamado por Deus para executar uma missão. A de Jonas foi levar ao conhecimento do povo de Nínive que a conduta deles desagradava o Senhor. Do mesmo modo, Deus não se cansa de nos chamar, pois, uma vez batizados sacramentalmente, recebemos, além da filiação ao Pai e os dons do Espírito Santo, a incumbência de evangelizar, isto é, levar o nome de Jesus e o projeto salvífico ao conhecimento de todos os homens e mulheres, a fim de que o maior número de pessoas se convertam e proclamem o senhorio de Jesus.

O segundo ponto diz respeito à tentativa de Jonas de fugir da presença do Senhor, tentativa essa que foi infrutífera. Vejamos o que o salmista diz: “Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?” (Sl 138,7) Ou Jeremias quando tenta escapar do chamado: “Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jer 20,7)

A verdade é que não podemos fugir da presença do Senhor. Podemos até não cumprir a missão que Ele nos chama, pois temos a liberdade de aderir ou não ao seu projeto, mas só seremos verdadeiramente livres e realizados quando colocarmos em prática a vontade de Deus, pois, como dizia São Paulo, a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Rom 12,2).

Portanto, levanta-te em missão, pois Deus te chama, e cumpre fielmente a Palavra do Senhor, pois ela é capaz de mudar todas as realidades, trazer paz e gerar vida.

#Rccmaranhaooficial
#Ministeriodepregacao
#mesdabilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here