Apóstolos e Guardiões da Identidade da RCC

0
4121

Para o período que vai de 2017 (ano do jubileu dos 50 anos da RCC no mundo) a 2019 (onde a RCC no Brasil celebra seus 50 anos), o Ministério Jovem a nível nacional, através da Equipe de Serviço Nacional, está implementando e fomentando a Moção Apóstolos e Guardiões da Identidade da RCC, para a liderança em todas as instâncias de serviço, principalmente o Grupo de Oração.

Antes de partirmos especificamente ao tema, faremos uma breve recapitulação do que Deus tem pedido ao nosso Movimento nesses dias.

O que Deus tem pedido a RCC em todas as instâncias neste tempo? (ICCRS, CONCCLAT e RCC Brasil)

Da parte do ICCRS (Serviço Internacional da RCC): retornar às origens, permitir que haja a liberdade do Espírito Santo, reabrindo o movimento ao “profético e ao místico”, tirar o nosso foco das superestruturas, buscar formação intelectual somada ao que o Espírito Santo faz em nossa vida e através do nosso ministério, deixar o Espírito Santo moldar e amadurecer nosso emocional e relacional afim de que permitamos que o Espírito Santo gere unidade verdadeira na Corrente de Graça, abrindo-nos cada vez mais para o Ecumenismo, entre outras palavras proféticas para este tempo.

Por sua vez o CONCCLAT (Conselho Católico Carismático Latino Americano) tem embasado seu pastoreio e seus trabalhos em alguns eixos de atuação, a saber o Grupo de Oração, a Missão, a Liderança e Santidade e o Pastoreio. Ligada ao CONCCLAT, a Secretaria Latino Americana de Jovens, que cuida da juventude carismática nessa instância, através do plano pastoral CORAÇÃO EM FOGO, tem buscado viver esses eixos na vida da juventude.

Nessa perspectiva, em unidade com as demais instâncias as reflexões da RCC Brasil, têm sido retornar às origens, voltar o olhar para o Grupo de Oração, Unidade (sobretudo no que atine à Ministerialidade Orgânica), a mudança de mentalidade (de ministérios para serviços), bem como buscar um maior emprenho em sermos cada vez mais dispensadores da Graça do Batismo no Espírito Santo.

Assim sendo, o Ministério Jovem da RCC Brasil através de direcionamentos e o discernimento de algumas palavras proféticas, está trabalhando a moção Apóstolos e Guardiões da Identidade da RCC. Vejamos as profecias que permeiam esse moção:

 Visão de muitos jovens segurando uma gaiola com uma pomba presa. O Senhor dizia: “liberem meu Espírito Santo”. Discernimento: É hora de liberarmos o Espírito Santo por onde formos; visão de uma represa com dois lados, um cheio e o outro seco. A medida em que se abriam as comportas toda a represa ia ficando no mesmo nível. Discernimento: muitos líderes do Brasil estão fechando estas comportas e a juventude desta nação está ficando seca, perdendo o sentido; visão de uma torneira sendo aberta aos poucos, dosada. Discernimento: alguns dos projetos que colocamos para o Ministério Jovem da RCCBRASIL engessaram a graça e a dosaram, a graça foi encurralada pela forma que foram colocados alguns projetos. Foi através dessas visualizações e palavras proféticas que recebemos a palavra: 1Tm 4, 12-16. Ao mergulharmos nessa palavra, pudemos compreender o que o Espírito Santo queria fazer atualmente.

Algumas curiosidades e características da vida do jovem Timóteo

 Timóteo era bem jovem quando começou a seguir Jesus e recebeu o batismo, tinha aproximadamente 19 anos. São Paulo fala dele em oito cartas. Filho de pai grego, criado pela mãe e pela avó (At 16,1-2), as duas tiveram muita influência em sua vida e conduta (2Tm 1,5). Ainda com 19 anos começou seu itinerário apostólico e missionário na companhia de Tito, que era mais velho que ele. Dados bíblicos e históricos, revelam que Timóteo, ainda jovem, com aproximadamente 30 anos, foi ordenado presbítero e ficou à frente da Igreja de Éfeso, uma igreja estratégica, onde mais tarde falaria São João sobre ela (Ap 2,1ss). Éfeso era uma Igreja cheia de problemas humanos e espirituais, entre eles o esfriamento do Primeiro Amor a Jesus, o esfriamento dos carismas. Além do mais, Timóteo teria a missão de colocar ordem na casa, a partir de uma vida e conduta vivida sob a ação do Espírito Santo e dos carismas (2Tm 1,6s).

Não temos dúvida de que agora, nós jovens da Renovação Carismática Católica do Brasil, precisamos colocar todo empenho em viver como Timóteo, exercendo o apostolado e o guardar da identidade do nosso movimento, assegurando que chegue às próximas gerações o fogo deste Novo e Perene Pentecostes, afim de que a Cultura de Pentecostes gere no mundo a tão sonhada civilização do amor.

Passamos por um tempo em que Deus pedia à juventude da RCC Brasil que fossem ‘Sentinelas da Manhã’ (2007-2013); a que se levantasse no mundo e para o mundo ‘Uma nova geração’. Nos tornamos isso ao ver a vitalidade em tantos projetos missionários e formativos que nos possibilitou ver os frutos atualmente. Posto isto, sabemos que uma moção nova não revoga a anterior. Porém, é hora de seguir cuidando da identidade carismática na vida da juventude.

Entendermos ‘identidade’ a partir de um conceito intelectual (conjunto de características e de traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade, traços que caracterizam um sujeito, a coletividade perante os demais, tomada de consciência de um sujeito do que ele é), nos leva a compreensão de que a ‘identidade carismática’ é algo constitutivo na vida de um membro da RCC, e para tanto é necessário cuidar, zelar e colocar empenho da difusão da mesma, como nos pedia o Papa Francisco no estádio Olímpico em Roma, no mês de junho de 2014: “Quero que compartilhem com toda a Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo”. Batismo no Espírito Santo, junto com Carismas e Vida em Comunidade são os três elementos constitutivos da nossa Identidade.

Partindo do pressuposto de que somos Apóstolos (aquele que se dedica a defesa e propagação de uma doutrina ou ideal – dicionário bíblico – é um enviado, um mensageiro; do grego ‘aquele que é mandado em missão’, aquele que é embaixador ou/e mensageiro, representando aquele que o enviou – na tradição cristã) temos de tomar consciência de que este apostolado se faz a parti de um verdadeiro transbordamento espiritual daquilo que ele é, ou seja, quanto mais carismático é uma pessoa, mais carismático se tornará o mundo em sua volta, mais carismático será o Grupo de Oração. Isso é a essência do Apóstolo: ser espelho da identidade, levar as características de quem o enviou, o Espírito Santo.

Por sua vez, o termo ‘guardião’ (pessoa que por forte afeição defende fortemente algo ou alguém, um protetor, um conservador, um depositário – um vigia, um guarda – do latim), nos leva à compreensão de que precisamos cada vez mais guardar aquilo que recebemos e que vamos recebendo dia após dia com o mover do Espírito Santo, para que nossos Grupos de Oração, nossas lideranças sejam conscientes de que nem mesmo as influências momentâneas podem desfigurar a verdadeira identidade de um carismático.

Por assim dizer, o trabalho direcionado ao Ministério Jovem em todas as instâncias a serviço do Grupo de Oração, está articulado a partir de 4 eixos:

 Eixo1-Identidade Carismática (visando fortalecer, melhorar e zelar da nossa identidade); Eixo 2 – Formação Ministerial (visando formar as lideranças do ministério para melhor trabalhar a atuação junto ao Grupo de Oração, local para onde se destinam todas as nossas atividades); Eixo 3 –  Formação Integral (visando formar a juventude como um todo, no âmbito do movimento, sobretudo na visão do Doc. 85 da CNBB); Eixo 4 – Unidade (visando melhorar a ministerialidade orgânica dentro do movimento, a unidade do ministério com outras expressões juvenis da Corrente de Graça bem como uma maior e melhor participação do ministério no trabalho da Pastoral Juvenil).

Por Mérison Santos
Coordenador Estadual do Ministério Jovem da RCC no Maranhão

(Texto elaborado a partir do material disponibilizado pela Equipe de Serviço Nacional do MJ RCCBRASIL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here