Carta da presidente da RCC Brasil aos carismáticos

0
1012

“Para que todos sejam um”

alt

 

Confira a carta 09/2018 aos membros da Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. As cartas da presidente, escritas a cada bimestre, oferecem direcionamentos e partilhas espirituais para o trabalho de evangelização desenvolvido pela RCC em nível nacional. Leia e compartilhe o conteúdo com todos os irmãos do seu Grupo de Oração e Diocese.

——————————-

 

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL

“Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17, 21).

 

Doc. 09/2018

Vitória/ES, 23 de agosto de 2018.

 

Amada família Carismática do Brasil!

 

A unidade é um sinal de amor para os seres humanos, possível somente diante da presença de Deus. Jesus declara a unidade entre Ele e o Pai como inspiração para o gênero humano construir a unidade com Deus, a partir da fé, resultando no amor entre todos nós.

O amor ao irmão é uma maneira concreta de demonstrar o quanto amamos a Deus, amando aquele a quem tanto Ele ama e por quem deu a Sua própria vida. É vontade do Senhor que transbordemos esse amor sobre aqueles que Ele ama. O Senhor quer que sejamos mansos, pacientes, generosos, bondosos, alegres e amorosos uns com os outros, ou seja, que tenhamos entre nós os mesmos sentimentos que Ele tem para com cada um de nós.

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo”(Atos 2, 44-47).

Não há como doar e amar somente àqueles que fazem algo por nós ou, de alguma maneira, querem nos agradar. Mas, por causa de Cristo, há todo sentido em decidirmos pelo amor e pela doação sem esperar nada em troca, como uma partilha gratuita do que fazemos, do que somos e do que temos. Pois é assim que Cristo nos ama: de forma gratuita e incondicional. Por isso, é que se diz que é dando que se recebe, ou seja, na doação minha alegria de estar perto de Deus encontra seu ápice.

Deus nos chama à unidade e o fermento da unidade é o amor, apesar de nossas fragilidades, feridas e carências. Temos que cuidar uns dos outros e nos amparar para crescermos na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. (“Vede como eles se amam” – Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, 2016)

Para que o mundo creia no amor de Cristo precisamos viver em unidade, pois sem a mesma não há crescimento fraterno e não há testemunho, e é o testemunho que arrasta, que atrai as pessoas a Cristo.

Precisamos nos mover ao encontro de quem precisa de nós. Maria deu o seu SIM incondicional e, mais que isso, ela se moveu na direção da Palavra de Deus, indo ao encontro de Isabel para ajudá-la, pois ficara sabendo pelo anjo que estava grávida já há seis meses. (“Vede como eles se amam” – Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, 2016).

“Eu vos trouxe aqui para vos ensinar a servir, a serem irmãos, a serem família, a lavarem os pés uns dos outros, a serem disponíveis ao serviço, como minha Mãe se disponibilizou à sua prima Isabel”(Profecia durante o Retiro do Conselho Nacional na Terra Santa, maio de 2016).

 

Ao olhar para o irmão, precisamos vê-lo como um presente de Deus para nós.

“Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros”

(Fl. 2, 1-4).

Que Maria, Mãe da Unidade, interceda junto a seu Filho por nós para que sejamos perfeitamente unidos!

 

Abraços fraternos,

 

 

Katia Roldi Zavaris

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here